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Conto de Carnaval

Nesta atividade educativa, as crianças vão embarcar na história de Jurema, uma arara esperta que se prepara para o Carnaval! Porém, algo está faltando: a pontuação correta nos parágrafos da narrativa.

O desafio é identificar onde devem ser colocados o ponto final (.), o ponto de interrogação (?) e o ponto de exclamação (!), garantindo que a história fique clara e expressiva. Com essa atividade lúdica e interativa, os pequenos aprendem a importância dos sinais de pontuação de forma divertida, no ritmo da festa mais animada do ano!

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
2º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Pontuação

(EF02LP09)

Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
professor

Dicas para o educador

(EF02LP09)
Esta habilidade inclui os seguintes aspectos: identificar os sinais gráficos que chamamos de sinais de pontuação; reconhecer — na leitura — sua função; usar, na produção escrita, esses sinais, para garantir legibilidade e provocar os efeitos de sentido desejados. Considerar, ainda, que este é um momento propício à organização inicial desse saber: pela análise dos efeitos de sentido provocados na leitura de textos, especialmente os conhecidos.

Jogos de Língua Portuguesa para o 2º Ano

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Conto de Carnaval: jogo educativo | Escola Games