Ficha pedagógica
África Caça-Palavras
Vamos explorar, de forma lúdica, como a cultura africana está presente no nosso dia a dia. Palavras de origem africana, pratos deliciosos, ritmos cheios de ginga e danças marcantes aparecem escondidos no caça-palavras, convidando o jogador a descobrir a influência negra na linguagem, na culinária, na música e na dança do Brasil. Enquanto se divertem, os alunos ampliam o vocabulário, valorizam a cultura afro-brasileira e fortalecem o respeito à diversidade.
| Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
|---|---|---|---|---|
| Geografia | 4º Ano | O sujeito e seu lugar no mundo |
Território e diversidade cultural |
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. |
| Geografia | 4º Ano | O sujeito e seu lugar no mundo |
Processos migratórios no Brasil |
(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. |
| História | 4º Ano | As questões históricas relativas às migrações |
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960 |
(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. |
| História | 5º Ano | Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social |
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas |
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. |

Dicas para o educador
Nossas crianças do 4º e 5º ano têm que reconhecer o direito dos cidadãos, perceberem que somos diferentes e para uma boa convivência, educador, são necessárias regras e deveres. O respeito se faz fundamental na interação com o outro.
Antes de qualquer atividade prática, faz-se necessária uma reflexão sobre a vida dos negros no contexto social desde o começo da humanidade. Os alunos precisam identificar o modo como viviam e vivem na atualidade. Perguntas como “Os negros são respeitados em seus direitos hoje em dia?” são necessárias para dar início à discussão e fundamentá-la. Os educadores poderão ler para os alunos textos com contos ou músicas que retratam a cultura dos negros. Logo após, dar espaço às crianças para se expressarem, contarem o que conhecem sobre a vivência dos negros e também tirarem suas dúvidas. Propomos uma “Roda de Conversa”. Será uma oportunidade para despertar nas crianças a noção de cidadania, levando-se em conta os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. Para que a discussão seja proveitosa, as crianças precisam pesquisar os assuntos antes, como por exemplo, lerem e anotarem no caderno aspectos da cultura afro-brasileira, como alimentos, músicas, danças, literatura e religião. Elas podem fazer cartazes também e enfeitarem as paredes da sala de aula.
Na aula de Geografia, os alunos podem pesquisar sobre processos migratórios e suas contribuições a fim de ser formada a sociedade brasileira. Quais foram as colaborações dos negros e como são considerados nesse processo?
Nas aulas de História, as crianças podem estudar a respeito dos diferentes fluxos populacionais e suas contribuições visando à formação de nossa sociedade.
A criança precisa perceber com as reflexões e estudos, educadores, que ela é uma pessoa colaboradora quando nos referimos à formação de uma sociedade mais justa e coerente. Reconhecer que os negros foram e são essenciais na construção social e cultural do Brasil. Os alunos precisam desenvolver uma “Consciência Negra”, reconhecer as lutas e conquistas dos movimentos negros.
Uma ideia fantástica é estimular todas as crianças para um passeio pelo bairro da escola a fim de descobrirem histórias sobre os negros que nele habitam. As crianças podem preparar uma enquete e entrevistar moradores negros do bairro. O contato direto será ótimo para sensibilizar mais as crianças. Essa atividade precisa ser planejada com critério uma vez que as crianças vão andar pelas ruas do bairro. Além dos professores de Geografia e História, serão necessários outros educadores para ajudarem a manter a ordem e disciplina.
Após a “Roda de Conversa” e aula-passeio, os alunos terão mais embasamento para execução do jogo online “A Força da Cultura Negra no Brasil”.
O game em estudo possibilitará às crianças o desenvolvimento de caça-palavras que trazem à tona a cultura dos negros. Os vocábulos podem estar na vertical, horizontal ou até diagonal. A criança precisa escolher uma categoria para começar o jogo, como por exemplo, música e dança afro-brasileira, culinária afro-brasileira ou palavras de origem africana. No game, os alunos vão se deparar com palavras do universo da cultura negra, como por exemplo, a palavra quilombo, acarajé, dendê, fubá, caruru, vatapá etc.
O jogo caça-palavras, professor, é uma atividade com teor lúdico que pode ser empregada nas diversas áreas de ensino a fim de possibilitar ao educando a fixação e aprendizagem significativa do conteúdo.
Para contextualizar melhor o jogo online em estudo, a seguir daremos dicas de atividades para que os professores possam realizar com as crianças discussões sobre diversidade étnica e cultural.
Objetivos para o aluno:
- Executar um game contendo caça-palavras apresentando categorias com vocábulos de origem africana;
- Assimilar palavras novas no caça-palavras do game e ampliar o vocabulário;
- Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização;
- Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais;
- Participar de atividades integradas para obter mais embasamento e interagir-se com o outro;
- Expressar-se e manifestar seu posicionamento acerca dos mais variados conteúdos e assuntos envolvendo a cultura negra;
- Pesquisar e produzir cartazes sobre a cultura afro-brasileira;
- Participar de um projeto interdisciplinar e aprofundar os conhecimentos a respeito da temática em estudo;
- Executar uma coreografia que represente a cultura dos negros com recursos visuais;
- Desenvolver a expressão corporal e habilidades artísticas;
- Ler e dramatizar a obra literária “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado;
- Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
Objetivos para o professor:
- Possibilitar o aprendizado dos conteúdos através de game com caça-palavras;
- Trabalhar as competências digitais e sair das aulas maçantes;
- Estimular a consciência coletiva a respeito da cultura negra;
- Potencializar a memorização e aprendizado das crianças com relação a vocábulos representativos da cultura dos negros;
- Levantar as origens das famílias, de grupos sociais presentes no bairro de entorno da escola e os principais grupos formadores da cidade e de outras regiões, identificar os grupos constituintes da formação populacional do Brasil, relacionando-os aos fluxos migratórios, bem como reconhecer a contribuição que cada um trouxe para a cultura e para os hábitos e costumes locais;
- Elaborar e executar um projeto interdisciplinar para contextualizar o tema em estudo;
- Ensaiar coreografias com as crianças que representem a cultura afro-brasileira;
- Preparar uma mesa com comidas típicas da cultura negra;
- Incentivar para a leitura e dramatização do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”;
- Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a sensibilidade e afetividade.
Sugestão de abordagem para o professor
PROJETO INTERDISCIPLINAR: “A CULTURA AFRICANA NO NOSSO DIA A DIA”
Os professores de Geografia e História, do 4º e 5º ano, podem elaborar e colocar em prática um projeto interdisciplinar. Eles têm que explorar o conteúdo em estudo com atividades variadas de leitura e escrita. Os textos precisam conter palavras que representam a vivência dos negros, além de revelarem como a cultura dos negros está viva em nossas memórias e presente em nosso cotidiano.
Após interpretações de textos teóricos fundamentando a “Cultura Negra”, eles devem pensar em uma atividade coletiva para encerrar os estudos.
A interdisciplinaridade no contexto da educação é uma forma inovadora e enriquecedora de ensino, pois ela conecta os conteúdos curriculares de maneira dinâmica e motiva nossas crianças para o trabalho em equipe. Educadores, a BNCC motiva para o trabalho interdisciplinar a fim de promover a conexão de diferentes áreas do conhecimento e favorecer o aprendizado mais significativo. A integração dos saberes torna o processo de ensino mais prazeroso.
A teoria é muito importante, mas a prática que leva nossas crianças a uma reflexão mais profunda. Para que os alunos possam compreender e assimilar melhor a “Cultura Negra”, vamos sugerir uma canção infantil com vídeo de animação denominada “Negros de Luz”. Trata-se de uma música para celebrar a cultura afro-brasileira. Os educadores devem reunir as turmas no pátio da escola e projetar em um telão o vídeo. Cada criança deverá ter a letra da música impressa para aprendê-la e cantá-la.
https://www.youtube.com/watch?v=CB6Q1TOnHls
A ideia principal é movimentar as crianças e motivá-las para a criação de uma nova coreografia que represente a cultura de nossos negros. Existem várias músicas sugestivas para a composição das danças. A música da cantora Sandra de Sá, “Olhos coloridos”, faz uma crítica severa ao racismo. A linguagem nela contida reflete a forma como muitas pessoas se referem aos negros, reforça a falta de respeito e consideração para com os mesmos. As crianças do 5º ano têm mais maturidade para interpretar e representar no palco essa canção popular.
Cada professor irá se responsabilizar pela coreografia de uma turma. É muito importante incentivar para a caracterização das crianças visando à temática. Uma dança requer movimentos precisos e recursos visuais. Serão necessários vários ensaios e o professor de dança poderá colaborar por ter mais habilidades, ou até, pessoas voluntárias, como os pais das crianças.
As danças características da cultura negra vão possibilitar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades e irão favorecer a criatividade, possibilitando-lhes um momento inesquecível de interação e afetividade. Um grupo de crianças poderá apresentar um “samba”, que é um gênero musical afro-brasileiro, com raízes em danças e batuques africanos.
As coreografias merecem um dia especial visando às apresentações. A equipe pedagógica precisa definir um dia em que alunos, educadores e pais tenham disponibilidade. Será um evento maravilhoso para despertar na “Comunidade Educativa” a “Consciência Negra”.
Para ilustrar o evento, os professores podem convidar um grupo de profissionais para dançar “capoeira”.
Organizar uma mesa com comidas típicas da cultura negra será uma excelente maneira para confraternizar. Cada criança poderá se encarregar de levar um prato típico. Para que esse momento seja um sucesso, educadores e pais precisam trocar ideias a fim de preparar uma mesa farta e festiva. As crianças vão adorar essa oportunidade para apreciar e experimentar comidas as quais não conhecem.
Ao final desse projeto, o que se espera é uma tomada de consciência das crianças. Elas têm que despertar para o respeito às diferenças culturais e reconhecerem o quanto os negros acrescentaram à nossa vivência, o quanto contribuíram para a formação social, econômica e política do Brasil, enfim, perceberem que a cultura afro-brasileira é muito forte em nossa identidade.
Complementando o conteúdo
Os professores de História e Geografia podem reunir as turmas do 4º e 5º ano para assistirem ao vídeo que conta a narrativa “Menina Bonita do Laço de Fita”, da escritora “Ana Maria Machado”, como proposta didática para despertar o interesse das crianças pelo “Dia da Consciência Negra”. Essa obra literária é uma das mais utilizadas pelos educadores, um dos clássicos da Literatura Infantil. A obra foca na diversidade e autoestima, na valorização do diferente.
A partir da exploração e leitura da obra, as crianças devem refletir sobre os ensinamentos assimilados. A narrativa possibilitará às crianças entrarem em um universo mágico. Nele, os personagens nos ensinam sobre respeito, aceitação, autoestima e amizade.
Nossa proposta é a dramatização da historia “Menina Bonita do Laço de Fita”. Será uma forma mais lúdica de as crianças expressarem seus sentimentos e habilidades artísticas.
Personagens principais da obra literária em estudo:
- Menina negra (personagem protagonista);
- Mãe da menina;
- Coelho branco.
O professor de Língua Portuguesa poderá interpretar a obra com as crianças. Elaborar perguntas sobre o enredo da história. Trata-se de um conto. As crianças vão perceber o clímax da narrativa e entrar no universo dos personagens.
Quanto à peça teatral, todos os educadores serão responsáveis pelos ensaios e apresentação.
Essa dramatização será mais um projeto multidisciplinar. O conto de Ana Maria Machado pode ser abordado em várias disciplinas. Temas como identidade e diversidade são bem retratados no livro “Menina Bonita do Laço de Fita”. A linguagem é poética e muito acessível para crianças de qualquer idade. A narrativa aborda as questões raciais de forma branda. As ilustrações do livro são fantásticas e estimulam para apreciação das cenas que formam a sequência da narrativa. Ao final da história, as crianças perceberão que cada um é especial do jeito que nasceu.
Essa peça teatral pode ser apresentada para os pais ou outras turmas. O importante é aproveitá-la com muitas crianças e assim despertá-las para o respeito às adversidades. O teatro é um facilitador para crianças que precisam vencer desafios. Ele promove a autoconfiança e potencializa o aprendizado.